segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Liderança fraca produz equipe fraca!!!

Guerreiros,


"Se o barco afundar, você vai junto!", realmente e este o meu pensamento quando penso em liderança. Sinto que precisamos de lideres capazes de nos motivar mesmo quando todos não acreditam mais, um líder que não seja somente chefe, mas aquele que podemos dizer: Nossa eu confio nele!

Não podemos colocar nossas expectativas nas mãos de ninguém, mas quando uma pessoa assume uma posição de líder de uma equipe ela tem que ter visão, postura de vencedor.

Eu aplico uma dinâmica de negociação que gosto muito: Alugando um apartamento, onde aprendo muito com meus alunos. Eles aprendem argumentação, liderança e trabalho em equipe. Mas o que acho interessante é o papel do lider, que mesmo sabendo que a empresa está quase falindo, em momento nenhum passa isso para a equipe e tenta motiva-los a acreditar na empresa e em sim mesmo. Os colaboradores se sentem importante, mesmo o lider falando não. No final a recompensa, todos ajudam a empresa a sair do buraco.

Penso que uma liderança fraca produz uma equipe fraca, o que se torna muito perigoso para qualquer empresa.

"Para manter uma lamparina acesa, precisamos continuar colocando óleo nela." (Madre Teresa). Em todos os projetos pessoais ou organizações, tudo movimenta-se através dos elementos que adicionamos para alimentar estes projetos. O que define um lider é sua capacidade de motivar sua equipe alimentando-a constantemente de informações, sugestões e até mesmo experiências de vida para que todos possam se tornarem otimistam e seguros com relação à aquele que está a frente na liderança de toda equipe

Sucesso!

Torço pelo guerreiro Obama! Sua eleição me mostrou que quando você acredita, basta ir em frente!

Nenhum comentário: