sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Emprego x Empregabilidade


Muitas vezes nos deparamos com essas duas palavras no dia a dia corporativo, porém muitas pessoas ainda confundem as duas. Mas afinal? Qual a diferença?
Emprego é a ocupação que o indivíduo exerce no mercado de trabalho. É o espaço físico, o salário, as atividades rotineiras e as tarefas a serm cumpridas.
Mesmo à face da crise e tudo mais, não é difícil as pessoas conseguirem emprego. Se houver objetivos bem definidos, persistência e boa postura, o mercado abre as portas para você.
Um pouco mais difícil é a pessoa ter empregabilidade. Isso exige mais do que cumprir horários e metas, exige atitude e comportamentos valiosos.
Muitas vezes as pessoas me perguntam: "Mas afinal, o que o mercado de trabalho está buscando? Qual o perfil dos profissionais de sucesso? O que posso fazer para me diferenciar?
Bem, não existem respostas prontas e certeiras para essas perguntas, porém, existem algumas atitudes que são exclusivas dos profissionais de sucesso, e o que o mercado de trabalho está buscando, definitivamente, são pessoas propensas ao sucesso!
Eis algumas dicas:
- Trabalhe como se a empresa fosse sua. Comprometa-se com os resultados, interesse-se na expansão e sucesso da sua empresa. Empresas que crescem precisam de profissionais a altura para o sucesso. Que tal ser você a pessoa ideal?
- O homem busca o prazer e foge da dor. Essa teoria antiga de compreender o indivíduo nos mostra que é necessário que se tenha prazer no que está fazendo, Naturalmente, nem tudo que se faz e nem todos os dias são iluminados, mas, com prazer percorrendo nas veias, fica mais fácil superar tudo e vencer!
- Está insatisfeito com seu trabalho? Demita-se. Procure algo a altura do seu prazer e bem estar. A mesma energia dispensada para reclamar é dispensada para mudar. Então MUDE!
- Por falar em mudança: mude sempre que necessário. Não seja uma pessoa arraigada no velho e resistente às mudanças. Mais do que nunca, o mercado busca pessoas com facilidade em se adaptar ao novo.
- Cuide da sua apresentação pessoal. O mercado busca pessoas com auto estima elevada, pessoas que se valorizam acima de tudo. Use a mesma disposição que usaria para ir a uma festa, para ir trabalhar. Faça isso e desfrute dos resultados. É sucesso garantido!
- Cuidado com as palavras! Fococas, intrigas, invasão da privacidade alheia. A isso chamamos postura profissional. Cuide da sua!
- Pergunte-se sinceramente: Eu sou uma pessoa boa para se conviver? Sou bacana, agradável. flexível? O mercado busca pessoas com facilidade em conviver em equipe.
- Pró atividade: sempre que você apontar algum problema, aponte, no mínimo, duas alternativas de solução. O mercado busca pessoas que saibam lidar com conflitos.
- Motivação e entusiasmo! Mande o pessimismo e o mal humor pra bem longe.
- Atualize-se! O bem mais valioso nos dias de hoje é a informação. QUALIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL!
- Marketing pessoal: seja vendedor de você mesmo.
Mais do que um emprego, busque a sua EMPREGABILIDADE!
O mercado busca profissionais que façam a diferença!
(Texto de Fernanda Milanez)

Um comentário:

Erotilde disse...

Olá guerreiro fiquei feliz e até emocionada porque fui sua aluna por três dias em um curso de telemarkt em Campo Grande e atualmente estou morando no acre precisamente na fronteira com a Bolívia, e estou fazendo um curso técnico a distancia e procurando algo sobre emprego x empregabilidade me de deparei com seu blog. Que surpresa agradável! Pena que por dois dias eu não terminei o curso com você troquei um emprego provisório, mas aprendi a lição porque hoje eu não tenho nem o emprego nem curso, mas não perdi a fé e nem a esperança atualmente tenho 46 anos e fiz um curso Técnico em alimentação com durara cão de 18 meses e há um ano estou cursando o técnico em administração pelo e-Tec Brasil, também de 18 meses, e foi ótimo te encontrar por aqui e o conteúdo disponível era tudo que eu precisa.