segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A importância das Gibitecas para a inclusão social



O jornalista Victor Klier sempre gostou de desenhos desde o tempo de colégio. Trabalhou como roteirista para o cartunista Ziraldo ajudando na criação das várias histórias do Menino Maluquinho. Em 2006, ele teve uma grande sacada: fazer uma história em quadrinhos com personagens portadores de deficiência. Assim surgiu a “Turma da Febeca”.

O nome “Febeca” deriva da personagem principal, uma menina com paraplegia, causada por lesão medular. Dinâmica, alegre e bagunceira é excelente aluna, mas vira e mexe está na sala da diretoria. Outros perfis foram criados e as histórias retratam o cotidiano de forma variada e divertida.

O maior diferencial do gibi é que, além de tratar do assunto da inclusão social dos portadores de deficiência, as historias são verídicas. Você pode acompanhar a história da Febeca pelo site www.megaterio.com.br/febeca.

Não são apenas as crianças que gostam dos gibis. Em São Paulo, por exemplo, títulos de editoras como Marvel, DC, Image, que compõem o acervo de gibis da Gibiteca Henfil, localizada no Centro Cultural São Paulo, são procurados, na maioria das vezes por pessoas acima de 20 anos.

Para Mariana Alves, de 25 anos, fã do cartunista Henfil, a gibiteca é um espaço mais do que especial, ”sempre admirei o trabalho dele e sou freqüentadora da gibiteca, agora mais ainda, por que lá virou o ponto de encontro dos meus amigos, que também adoram gibis”, completa.

A gibiteca possui cerca de 75 mil gibis divididos por faixa etária em um espaço agradável e propício para uma boa leitura. No local é oferecida uma oficina de quadrinhos para jovens e crianças. Nesta oficina são discutidos os conceitos sobre a história dos quadrinhos no cenário mundial e principalmente no Brasil, além de ensinar as diversas etapas de elaboração das HQs.

O espaço mantém também uma programação permanente de atividades com animação japonesa, ficção científica e RPG, disponibilizando infra-estrutura em um espaço publico para realização de jogos de RPG.

Segundo Eduardo Magalhães, de 22 anos, o que mais chama a atenção na gibiteca são variedade de quadrinhos e a facilidade para alugar os gibis. “Não existe muita burocracia e qualquer pessoa pode alugar. Essa é uma forma de incentivar a leitura, por que gibi também é cultura”, explica Eduardo.

Para alugar os gibis é necessário ser morador da cidade de São Paulo ou da Grande São Paulo, comparecer à Gibiteca com o documento de identidade e um comprovante de endereço. Os menores de 16 anos precisam estar acompanhados de um responsável.

A primeira gibiteca registrada no Brasil foi a Gibiteca de Curitiba, no Paraná, criada em 1973. Hoje são 15 gibitecas registradas em todo o país, mas estima-se que existam muito mais. Confira abaixo algumas delas:


Gibiteca Henfil
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Telefone: (11) 3277- 3611 R.247
www.centrocultural.sp.gov.br/gibiteca

Gibiteca Mauricio de Sousa
Endereço: Rua do Curtume - Bloco F / 3º andar - São Paulo

Biblioteca e Gibiteca SESI
Endereço: Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina - São Paulo
www.sesisp.org.br/home/sociocultural/gibiteca.asp

Gibiteca da Biblioteca Central da Unicamp
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº, Campus de Barão Geraldo - Campinas - SP
Telefone: (19) 3788-6464 / 3788-6465

Gibiteca da Biblioteca Municipal Nair Lacerda

Endereço: Praça IV Centenário, Biblioteca Nair Lacerda – Santo André.
Telefone: 4433-0767.

Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes

Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n. Boqueirão, Posto de Salvamento n. 05 - Santos - SP
Telefone: (013) 3288-1300

Gibiteca Bigail

Endereço: Rua Frei Gaspar, 280, Centro, São Vicente.- SP
Horários de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Gibiteca e Biblioteca Popular Olaria e Ramos

Endereço: Rua Uranus, s/n - Rio de Janeiro - RJ

Gibiteca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 Centro - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3213250
Email: gibitecadecuritiba@yahoo.com.br

Gibiteca de Belo Horizonte

Endereço: Rua Carangola, 228 – bairro de Santo Antônio. – Belo Horizonte – MG
Informações: (31)3277-8658
E-mail bpijbh@pbh.gov.br

Gibiteca de Campo Grande

Endereço:Rua Francisco Barbato, 180 - Vila Jardim Oracilia - Campo Grande – MS
Telefone: (67) 3365-3911/9996-5748
www.ucdb.br/gibiteca/

Nenhum comentário: