Ronilço Cruz de Oliveira, psicólogo, atua como especialista em melhoria da qualidade de vida, faz palestra com o objetivo de levar ao público a conscientização da adoção de uma vida melhor, esclarecendo como a descoberta da auto-estima, motivação pessoal e do prazer de viver se tornam a mola propulsora para novas conquistas. Ronilço, mostra de maneira clara e objetiva, por meios de musicas e metáforas, que em cada um de nós existe um vencedor. Visite meu site: www.souguerreiro.com
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
DICAS DE ENTREVISTA DE SELEÇÃO
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES
1) Apresentação Pessoal: capriche na aparência, pois ela dará a primeira impressão sobre o seu perfil. Mulheres: maquiagem leve, roupas discretas, cabelos e unhas impecáveis. Homens: nada de bonés e gorros, barba sempre feita, unhas limpas. Cuide do hálito e dos odores. Isso faz muita diferença. Demonstre simpatia visual.
2) Postura: vocabulário, educação básica, ética. Parece óbvio, mas muitos canditados são excluídos do processo seletivo porque falaram mal da empresa anterior, ou porque não deixava o entrevistador falar. Cuidado! Quem conduz a entrevista que deve dar o espaço para você, e não o contrário. Mostre simpatia e educação.
3) Se estiver muito nervoso, experiente dizer isso ao entrevistador. Não deixe a ansiedade atrapalhar o seu desempenho.
4) Seja sincero sempre! Melhor perder a vaga do que ser desligado da empresa depois por ter omitido alguma informação importante. Se você não sabe usar o excel, por exemplo, diga isso na entrevista. É melhor do que se atrapalhar quando for fazer a primeira planilha solicitada por seu chefe.
5) O mercado de trabalho busca profissionais inovadores e comprometidos. Tente passar isso pela sua atitude na entrevista. Chamamos isso de marketing pessoal.
6) É possível detectar mal humor e pessimismo em técnicas de entrevista de seleção. Portanto, aja entusiasticamente!
7) Cuidado com o orkut. Alguns entrevistadores usam essa ferramenta para compor a avaliação dos candidatos.
8) Tenha em mente uma pretensão salarial. Somente você é capaz de saber quanto precisa para sobreviver. Não adianta aceitar a vaga com valor salarial aquém das suas necessidades, e depois se desmotivar.
9) Aprenda a se comunicar corretamente! Lembre-se que num processo de comunicação, 30% é verbal e 70% é não verbal. Seja claro e objetivo. 1
10) Por fim, tenha um foco, um alvo a alcançar. Se você não pode trabalhar aos finais de semana, nem vá às entrevistas para vagas em shopping, por exemplo. Se não gosta de atendimento ao cliente, corra do comércio, e assim por diante. Coloque a sua meta, visualize-a e vá a luta! Você está enganando a si próprio ao dizer que gosta de algo que não gosta. Com o tempo, o desânimo vem a tona.
Faça o bem hoje para colher o bem amanhã. Nunca esqueça que as empresas comunicam-se entre si, de modo que boas referências é bom e o mercado de trabalho gosta!
Tire sua dúvidas sobre entrevista de seleção!
Fonte: Fernanda Milanez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário