quarta-feira, 24 de junho de 2009

Decepção não é tristeza!


Li e gostei muito desta crônica escrita por Aline Bueno, pois me fez pensar e repensar um lance que aconteceu comigo... sou muito apaixonado por aquilo que faço, principalmente pelos meus alunos, tento viver intensamente a minha profissão de educador em função deles. E penso que isso as vezes me faz sofrer, pois coloco muita expectativa neles e ai me decepciono, não com eles, mas com estas minhas expectativas... Sempre digo que o papel do educador e transformar homens e mulheres em pessoas de caráter, e promover a realização dos sonhos adormecidos. Ah, Como acredito nisso!

A única certeza que tenho e que o carinho por todos continua intacto, porém, tudo isso me fez crescer, amadurecer.

Tem uma metáfora que conto sobre um palhaço que fazia todos rirem, cantarem e sairem da tristeza, todo mundo procurava o palhaço em busca de alegria, ate que um dia este palhaço, sem a fantasia, foi ao psicólogo em busca de ajuda e encaminharam para o palhaço, e este disse: DOUTOR, EU SOU O PALHAÇO.

Cada uma das pessoas com quem nos relacionamos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, acrescenta algo de essencial em nossas vidas – o que vai nos transformando em quem inteiramente somos. Essa construção pessoal acontece tanto por meio das experiências prazerosas como também das dolorosas; mas é somente esta troca que valida nossa existência e dá sentido ao que chamamos de realização e felicidade!


Pense!

SE UM DIA VOCE TIVER UMA LOUCA VONTADE DE CHORAR, ME CHAME... PODE SER QUE NÃO FAÇA VOCE PARAR DE CHORAR, MAS EU POSSO CHORAR JUNTO COM VOCE...

SE UM DIA VOCÊ QUISER FUGIR, ME CHAME...PODE SER QUE EU NÃO FAÇA VOCE FICAR, MAS QUEM SABE, EU VOU EMBORA COM VOCÊ...

SE UM DIA VOCÊ NAO QUISER FALAR COM NINGUÉM... ME CHAME, EU PROMETO FICAR BEM QUIETINHO, MAS BEM PRÓXIMO DE VOCÊ...

MAS SE UM DIA VOCÊ ME CHAMAR E EU NAO ATENDER... VENHA CORRENDO, PODE SER QUE NESTE DIA SOU EU QUE ESTEJA PRECISANDO DE VOCÊ.


O tempo nos leva muitas coisas, mas tem coisas que só o tempo nos trás. Leiam a crônica:


Decepção não é tristeza!

Dia desses andei pensando sobre a decepção. Claro que a gente só analisa quando passa, mas esta é uma outra história. Deixemos pra lá. A coisa mais natural é ver alguém chorando, sofrendo por ter se decepcionado com outra pessoa. O que é a maior besteira. Decepção é a forma que a vida encontra de nos mostrar quem é quem. Racionalmente, o sentimento correto que deveríamos ter em seguida é o desprezo e não a tristeza. Porque se não fossem estas situações em que as máscaras caem, passaríamos muito mais tempo acreditando e dando valor a quem não merece. A decepção é um privilégio, uma proteção divina.

Quer ver só? Quando você termina um relacionamento simplesmente porque não deu certo, você sofre, não consegue entender. Mas quando você se decepciona é como se quebrasse o encanto. Fica um vazio. Uma indignação. E é esse o único sentimento que faz tirar alguém da sua vida de verdade. Exceto pessoas que não se importam em sofrer e serem infelizes. A decepção te dá força. Te coloca pra cima. Mostra que a outra pessoa não te merece. E é maravilhoso pode filtrar quem está ao seu lado. Como diz uma grande amiga, “é a peneira da vida passando”. Quanto antes ela passar, melhor! Que passe e só deixe merecedores de verdade.

Da próxima vez que se decepcionar com alguém, sinta-se privilegiado. É o destino te protegendo. E não faça da decepção um lamento. Ela deve servir como um trampolim para uma fase melhor. Claro que ninguém vai descobrir uma traição e sair soltando fogos de artifício, gritando: “Eba, fui traída! A vida me presenteou”. O astral fica lá em baixo, a tristeza é natural. É arrasador saber que aquela pessoa que você adora não é quem parecia. Mas o sofrimento precisa ter data de validade. A decepção precisa ser encarada de outra forma. Ela é a seleção natural da vida. É o combustível para irmos além, porque aquilo (ou aquele) ainda é muito pouco pra você. Mas só consegue sentir isso quem tem amor próprio.

Então, sacuda a poeira, bola pra frente e agradeça. Porque tem gente que usa lente à prova de decepção e passa a vida inteira ao lado de quem não merece, acreditando que é feliz. Será que você merece?

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc nus faz enchergar as coisas com mais clareza, é tudo isso e muito mas.As pessoas se esquecem que elas que criam expectativas nas outras pessoas. Obg pr compartilhar sua opnião!