terça-feira, 5 de julho de 2011

Morreu Frei Herculano Araújo Ribeiro


Nossa, fiquei muito triste hoje com a morte do Frei Herculano, pessoa que respeitava e admirava muito. Com seu jeito simples de ser nos mostrou o caminho... aprendi que o caminho se faz ao caminhar... Frei Herculano será sempre um simbolo de perseverança e esperança.

Vá com Deus grande guerreiro!

Frei de 63 anos é encontrado morto dentro do convento São Francisco de Assis


O frei Herculano Araújo, de 63 anos, foi encontrado morto nesta manhã, no convento que fica junto a Paróquia São Francisco de Assis, na rua 14 de Julho - bairro São Francisco, em Campo Grande. De acordo com a Polícia Civil, o religioso estava com um ferimento superficial na cabeça e caído próximo a cama, com a roupa suja de sangue.

A suspeita é de que a morte tenha sido natural, mas o delegado João Eduardo Davanço, responsável pelo caso, informou que a ocorrência será registrada como morte a esclarecer e só após o laudo necroscópico será possível afirmar as reais causas da morte. A Perícia esteve no local na manhã de hoje.

“Como o ferimento é superficial, ele pode ter passado mal durante a noite e caído, batido a cabeça no chão ou na parede”, explica o delegado.

De acordo com a Polícia Civil, o frei estava em Campo Grande há 5 dias. Ele veio de Cuiabá (MT) para fazer tratamento médico e tinha diagnóstico de anemia e câncer.

Herculano era religioso na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Capital de Mato Grosso. A secretária paroquial da igreja emitiu nota de falecimento nesta manhã, lamentando a morte do frei.

Frei encontrado morto em Campo Grande pode ter morrido por problemas de saúde, diz perícia

O frei Herculano Araújo Ribeiro, 63 anos, pode ter morrido por conta de problemas de saúde, segundo apontou a avaliação preliminar da Perícia Técnica Criminal, na manhã de hoje, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Rua 14 de Julho, no bairro São Francisco – região central de Campo Grande. Equipes do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar) e policiais civis da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro acompanharam o trabalho dos peritos.

Policiais militares contaram que a vítima morava em um alojamento que fica na Paróquia. Ele teria saído do quarto e foi até a enfermaria do local, quando acabou se desequilibrando no corredor e bateu a cabeça em um dos pilares. O frei chegou a andar por alguns metros e caiu na varanda que dá acesso a enfermaria. Ele estava com um ferimento na testa.

Herculano foi encontrado pelo Frei Wanderlei Gomes, 44 anos, na manhã de hoje, que acionou a polícia. O fato teria ocorrido de madrugada, mas a vítima não teria pedido por socorro e por isso, o corpo foi encontrado apenas pela manhã.

De acordo com o delegado, João Eduardo Davâncio, a vítima estava anêmica e havia suspeita de ter um câncer. “Ele não gostava de falar sobre o estado de saúde com os colegas, por isso, precisamos de um laudo do Imol (Instituto Médico Odontológico Legal) para saber ao certo o que ele tinha”.

No quarto do frei foi encontrado duas carteiras de cigarros, bitucas e uma chapa de pulmão, que mostra que havia a suspeita de uma enfisema pulmonar. Todo material foi apreendido e dever ser encaminhado à perícia laboratorial. Há informações que ele poderia ser diabético, fato que também será averiguado. O caso será registrado na Depac como morte a esclarecer.

Herculano teria vindo para Campo Grande, juntamente com outros 35 freis que saíram da cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Congregadores da Paróquia São Francisco falaram que estão de luto e vão divulgar uma nota de pesar sobre o fato. Ainda não há informações sobre o local do velório.

Fonte: CGNews e Midiamax

17 comentários:

joão batista disse...

agradeço a deus, por ter colocado na minha vida uma pessoa tão especial,verdadeira e muito objetiva. frei herculano araújo foi um grande homem,que deus lhe der o descanso eterno e são francisco lhe acolha la no ceu. joão batista. capela são vicente de paulo - paróquia de são sebastião - natal RN;

batista e jacira disse...

a comunidade de são vicente, hoje esta de luto com a morte de frei herculano araújo, que nos deixou muitas lembranças. deus nos deu a graça de o conhecer, e mesmo em um curto espaço de tempo em apenas um ano, foi o suficiente para com ele aprendermos muitas coisas boas,parece que foram muitos anos de comvivência. saudades eternas de todos que fazem esta comunidade, que jesus te ilumine e te guarde na tua nova jornada lá no céu frei herculano.te amamos muito, batista e jacira.

comunidade de são vicente de paulo - natal RN.

Thiago dos santos disse...

bou eu,thiago da comunidade são vicente de paulo,que pude comviver um pouco com o frei,que pegava no pé,dava carão nas horas certas e que assim, aos poucos fomos no acostumamos e mudando o nosso pensamento de que ele era rigido,para o que ele queria o nosso bem,então por isso agradeço a Deus por nos ter dado a chance dessa convivençia.Que Deus o abençoe,estamos em luto por sua morte,mas sabendo que estás em um bom lugar.Adeus,muito obrigador pelo que fez por nós.ass:Thiago

comunidade são vicente de paulo.RN

Anônimo disse...

Deus nos trouxe ao nosso encontro um testemunho apreciável por Jesus. Ele conquistou os objetivos e planos traçados por Deus pois soube levar o Evangelho a toda as criaturas sem medir distancia, atendendo as necessidades da Igreja, indo aos lares, hospitais, ouvindo-nos em confissões,levando os sacramentos aos doentes, celebrando as missas com alegria. Agradecemos a Deus por frei Herculno. Que Nossa Senhora,Sao francisco, os Anjos e Santos Intercedam por sua Entrada no Céu. Arimatéia, Fátima, Gabriel Augusto e familia E Paróquia São Sebastiâo Reza por Ele. Natal/RN

Arimatéia disse...

Deus nos trouxe ao nosso encontro um testemunho apreciável por Jesus. Ele conquistou os objetivos e planos traçados por Deus pois soube levar o Evangelho a toda as criaturas sem medir distancia, atendendo as necessidades da Igreja, indo aos lares, hospitais, ouvindo-nos em confissões,levando os sacramentos aos doentes, celebrando as missas com alegria. Agradecemos a Deus por frei Herculno. Que Nossa Senhora,Sao francisco, os Anjos e Santos Intercedam por sua Entrada no Céu. Arimatéia, Fátima, Gabriel Augusto e familia E Paróquia São Sebastiâo Reza por Ele. Natal/RN

ylana disse...

É thiago esse é meu tio,ele não tinha "papa na lingua"oq ele queria dizer ñ estava nem aí,mas acima do seu comportamento estava um homem humilde.Alías era oq ele pregava a humildade.É muito bom saber que muitas pessoas gostavam dele.A familia agradece.Ylana.campo maior pi

Thiago dos santos disse...

Bom ylana apesar de tudo seu tio era um homem admiravel,justamente por sua sinseridade como por sua humildade,saiba q gostava muito dele,e foi a primeira vez que chorei na despedida de um padre, e foi ele herculano.Meus sentimentos a todos da familia.Thiago da comunidade de são vicente de paulo.Natal.RN

Thiago Henrique disse...

Grande homem que jamais será esquecido tanto pelo que era, como pelo que fez...Uma pessoa iluminada que transpassava essa luz para os que estavam proximo a ele. Um grande pai espiritual, amigo e aconselhador...Vai deixar saudades, descance em paz...Nunca o esquecerei!

Thiago henrique - Comunidade Sao Vicente de Paulo---natal-RN!

Karolinna Costta . disse...

aah , sem palavras para descrevê-lo . o homem iluminado , que todos amavam muito . o amigo , de todos , o aconselhador , ' ah , não se existem palavra alguma para descrevê-lo . Inesquecível .'
" As vezes os ventos que tiram algo que amamos são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar , por isso não devemos chorar pelo o que nos foi tirado , e sim aprender a amar o que nos foi dado , porque o que é realmente nosso nunca se vai pra sempre " .
Saudades Eternas . Descanse em paz Frei Herculano !
Karolinna Costta . - Capela são vicente de Paulo , Natal - RN

Vitor Felipe disse...

agradeço muito a deus por ter colocado frei Herculano Araújo na nossa igreja,mesmo tendo convivido pouco tempo com elemas ele nos ensinou muita coisa boa edeixou a entender que ele era uma pessoa humilde,alegre,rigorosa,e brincalhão que deus lhe abençoe na morada eterna

keliane disse...

Tio Herculano era um homem simples e de uma sinceridade estampada.Essa era uma das suas principais características.
Vamos sentir saudades de seu sorriso,de suas brincadeiras...Essa será a nossa melhor recordação.
Meu querido Tio,te amamos!Que Deus esteja com você nessa nova jornada de sua vida.


keliane- Sobral-CE

Isadora Carolina disse...

Saudades de vc padrinho,mas sei q vc esta em um lugar melhor que a terra!Muitas saudades tuas !!Sei que vc esta muito feliz no CÉU.Com Cristo!Minha mae esta de aniver!! De:isadora

Isadora Carolina disse...

Padrinho te amo muito vc foi um anjo q Deus enviou aq na terra vou sentir saudades da tuas brincadeiras e rissos etc .Emfim nunca iremos te esquecer!

Whesley Felipe disse...

Que Deus acolha este homem tão bom, este servo que sem medo algo decidiu pregar o Evangelho.
Todos na Paróquia de São Sebastião estão de luto com a morte do frei, ele era uma pessoa sincera, que sem medo algum te falava a verdade, ele era uma pessoa que se visse você precisando de ajuda deixaria tudo o que estava fazendo pra te ajudar.
Frei Herculano vai com Deus, você sempre vai estar presente no coração daqueles que conviveram com o senhor, te amamos muito fica com Deus. Whesley e Familia

Gladis disse...

Meu amigo de Fé!!!Meu melhor amigo! DEUS esteja contigo!!Meu amado amigo!!gladis e josé-Nobres-mt

Jukão disse...

com certeza muitas pessoas ficaram órfãs com a partida deste verdadeiro franciscano, pois ele viveu fielmente o que Francisco de Assis pregou, eu e minha família agradeçemos a Deus por te colocado este anjo em nosso meio,fomos amigos pela fé, e seremos para a eternidade, pois tenho certeza que um dia iremos estar juntos pois sei que foste nos preparar um lugar junto Pai, de Nova América,MS. Juares,Karin,Jaíne,Peterson,Vo João e Vó Beti.que este anjo de Deus esteja nos braços do Pai, para sempre e eternos amigos.

Anônimo disse...

Frei Herculano foi uma das pessoas que me direcionou ao conhecimento. Ser incomparável e grande amigo... Deus está com o senhor meu grande e eterno amigo.