segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Zona de Conforto Destrói


Excelente texto do grande mestre Gilclér Regina, realmente ele fala com sabedoria e muito conhecimento sobre a zona de conforto. Leia e reflita sobre isso ok...

Sucesso!


Na vida empresarial, produtos abençoados, de extraordinária qualidade e grande reconhecimento, tendem a levar seus gestores ao descuido, comodismo, zonas de conforto, preguiça, arrogância...

E neste cenário, mais dia menos dia, chegam os “adversários”, tanto aqueles inexpressivos que só estragam o mercado, e outros com marcas de qualidade e bons serviços, ou seja, os novos donos do pedaço, isto é, do mercado.

Uma empresa não quebra hoje, ela quebra cinco anos antes. É a falência motivacional. São cinco anos de desmotivação, de arrogância ou de comodismo.

Quantas marcas e empresas que você lembra que eram ícones de mercado em serviços, produtos, e hoje já não existem mais ou se apequenaram.

Empresas que reinaram sozinhas, soberanas por muito tempo e foram cedendo terreno aos concorrentes por inércia, inapetência e soberba.

Você entra numa loja de café. O café é ótimo, o relacionamento é decepcionante. Cuidam de forma exemplar da porta da frente, e negligenciam a parte dos fundos.

Agir assim é abrir uma tremenda brecha para os concorrentes. Decepciona pela desproporção entre um caloroso bom-dia e um boa-noite cansado e com raiva.

Afinal, o segredo do negócio não é só fazer o cliente entrar, é fazer o cliente retornar. E ninguém retorna se não se sentir importante. Você pode ter até o melhor produto do mundo, mas seguramente haverá um concorrente.

Você pode continuar fazendo o que sempre fez e marchar de cabeça erguida rumo à guilhotina ou ao precipício. Mas você pode mudar também, reconsiderar a sua posição, sair da soberba, da inércia, do conforto e do comodismo.

As empresas hoje buscam menos colaboradores e melhores colaboradores. É a revolução pela tecnologia. Quem está ficando é especialista e ao mesmo tempo multifuncional. Até as máquinas hoje são multifuncionais.

A ordem é decolar! O cemitério está cheio de insubstituíveis. Até a lendária revista americana LIFE, isto é, vida, partiu.

Num estudo da London Business School com 1800 presidentes, vice-presidentes e diretores de grandes empresas brasileiras, 30% é o total de tempo desperdiçado, jogado literalmente no lixo. Sabe quanto custa isso? Centenas de milhões seguramente.

Prevalece ainda a burocracia, o jogo político dentro da empresa, processos mal planejados, centralização de poder, falta de clareza nas decisões e na distribuição de tarefas.

As empresas não devem desguarnecer o território onde construíram fama e fortuna. Tem muita gente matando a Galinha dos Ovos de Ouro.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Nenhum comentário: