sexta-feira, 26 de junho de 2009

Poema do amigo aprendiz!



Ola guerreiros,

Hoje amanheci com uma vontade enorme de falar de grandes amigos... e de imediato me lembrei do grande Fernando Pessoa e da música Amizade Sincera.

"Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram.
O outro, ofendido, sem nada à dizer, escreveu na areia:
- HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo.
Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
- HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
- Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia onde o
vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar... porém...
quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memória do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar."


Sucesso!

Poema do amigo aprendiz
Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...
Fernando Pessoa

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Decepção não é tristeza!


Li e gostei muito desta crônica escrita por Aline Bueno, pois me fez pensar e repensar um lance que aconteceu comigo... sou muito apaixonado por aquilo que faço, principalmente pelos meus alunos, tento viver intensamente a minha profissão de educador em função deles. E penso que isso as vezes me faz sofrer, pois coloco muita expectativa neles e ai me decepciono, não com eles, mas com estas minhas expectativas... Sempre digo que o papel do educador e transformar homens e mulheres em pessoas de caráter, e promover a realização dos sonhos adormecidos. Ah, Como acredito nisso!

A única certeza que tenho e que o carinho por todos continua intacto, porém, tudo isso me fez crescer, amadurecer.

Tem uma metáfora que conto sobre um palhaço que fazia todos rirem, cantarem e sairem da tristeza, todo mundo procurava o palhaço em busca de alegria, ate que um dia este palhaço, sem a fantasia, foi ao psicólogo em busca de ajuda e encaminharam para o palhaço, e este disse: DOUTOR, EU SOU O PALHAÇO.

Cada uma das pessoas com quem nos relacionamos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, acrescenta algo de essencial em nossas vidas – o que vai nos transformando em quem inteiramente somos. Essa construção pessoal acontece tanto por meio das experiências prazerosas como também das dolorosas; mas é somente esta troca que valida nossa existência e dá sentido ao que chamamos de realização e felicidade!


Pense!

SE UM DIA VOCE TIVER UMA LOUCA VONTADE DE CHORAR, ME CHAME... PODE SER QUE NÃO FAÇA VOCE PARAR DE CHORAR, MAS EU POSSO CHORAR JUNTO COM VOCE...

SE UM DIA VOCÊ QUISER FUGIR, ME CHAME...PODE SER QUE EU NÃO FAÇA VOCE FICAR, MAS QUEM SABE, EU VOU EMBORA COM VOCÊ...

SE UM DIA VOCÊ NAO QUISER FALAR COM NINGUÉM... ME CHAME, EU PROMETO FICAR BEM QUIETINHO, MAS BEM PRÓXIMO DE VOCÊ...

MAS SE UM DIA VOCÊ ME CHAMAR E EU NAO ATENDER... VENHA CORRENDO, PODE SER QUE NESTE DIA SOU EU QUE ESTEJA PRECISANDO DE VOCÊ.


O tempo nos leva muitas coisas, mas tem coisas que só o tempo nos trás. Leiam a crônica:


Decepção não é tristeza!

Dia desses andei pensando sobre a decepção. Claro que a gente só analisa quando passa, mas esta é uma outra história. Deixemos pra lá. A coisa mais natural é ver alguém chorando, sofrendo por ter se decepcionado com outra pessoa. O que é a maior besteira. Decepção é a forma que a vida encontra de nos mostrar quem é quem. Racionalmente, o sentimento correto que deveríamos ter em seguida é o desprezo e não a tristeza. Porque se não fossem estas situações em que as máscaras caem, passaríamos muito mais tempo acreditando e dando valor a quem não merece. A decepção é um privilégio, uma proteção divina.

Quer ver só? Quando você termina um relacionamento simplesmente porque não deu certo, você sofre, não consegue entender. Mas quando você se decepciona é como se quebrasse o encanto. Fica um vazio. Uma indignação. E é esse o único sentimento que faz tirar alguém da sua vida de verdade. Exceto pessoas que não se importam em sofrer e serem infelizes. A decepção te dá força. Te coloca pra cima. Mostra que a outra pessoa não te merece. E é maravilhoso pode filtrar quem está ao seu lado. Como diz uma grande amiga, “é a peneira da vida passando”. Quanto antes ela passar, melhor! Que passe e só deixe merecedores de verdade.

Da próxima vez que se decepcionar com alguém, sinta-se privilegiado. É o destino te protegendo. E não faça da decepção um lamento. Ela deve servir como um trampolim para uma fase melhor. Claro que ninguém vai descobrir uma traição e sair soltando fogos de artifício, gritando: “Eba, fui traída! A vida me presenteou”. O astral fica lá em baixo, a tristeza é natural. É arrasador saber que aquela pessoa que você adora não é quem parecia. Mas o sofrimento precisa ter data de validade. A decepção precisa ser encarada de outra forma. Ela é a seleção natural da vida. É o combustível para irmos além, porque aquilo (ou aquele) ainda é muito pouco pra você. Mas só consegue sentir isso quem tem amor próprio.

Então, sacuda a poeira, bola pra frente e agradeça. Porque tem gente que usa lente à prova de decepção e passa a vida inteira ao lado de quem não merece, acreditando que é feliz. Será que você merece?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Xô Tristeza!




Ja que esta frio e to meio chateado com algumas coisas, vai ai uma letra bacana que encontrei.

Hoje eu acordei mais cedo
tomei sozinho o chimarrao
procurei a noite na memória, procurei em vão

Hoje eu acordei mais leve
nem li o jornal
tudo deve estar suspenso,
nada deve pesar

Já vivi tanta coisa tenho tantas a viver
como o meio da estrada e nunhuma derrota vai me vencer

hoje eu acordei livre nao devo nada a niguem nao a nada q me prenda

Ainda era noite
esperei o dia amanhecer, como qm aquece a agua
sem deixar ferver

hj eu acordei agora eu sei viver no escuro até que a chama se acenda

Verde, quente, erva, ventre, dentro, entranhas
Mate amargo, noite a dentro, esrada estranha

Nunca me deram mole nao (melhor assim)
Nao sou afim de pactuar
(sai pra lá)

Nunca me deram mole nao (melhor assim)
Nao sou afim de pactuar
(sai pra lá)

Se epnsam q eu tenho as maos vazias e frias
(melhor assim)
Se pensam q as minhas
maos estao presas,
surpresa !!

Maõs e coração
livres e quentes
chimarrão e levesa

Maõs e coração
livres e quentes
chimarrão e levesa

Ilex Paraguarienses
Ilex Paraguarienses
Ilex Paraguarienses
Ilex Paraguarienses
Ilex Paraguarienses

de fato,quando tudo esta perdido,so temos a nos mesmos, as vezes nem nos mesmos, mas jamais perdemos a FÉ e deixar de acreditar que somos capazes.



segunda-feira, 1 de junho de 2009

Campo Grande choveu!!!



"Que domingo triste"

Me senti perdido e com uma dor enorme no peito quando não anunciaram o nome de Campo Grande como sub sede da copa do mundo. Sai e andei por várias ruas da cidade morena, e fiquei com uma sensação que a cidade chorava... uma chuva fina caia e uma forte neblina tomava conta da paisagem.

Não era chuva, eram lágrimas de uma cidade que se preparou para a festa, que acreditou na honestidade de pessoas que afirmaram que a escolha seria pela cidade com melhor infraestrutura, com um perfil mais técnico, que não haveria politicagem...

Nos vestimos de verde e amarelo, saimos todos para recepcionar os homens da FIFA, acredito que fizemos a festa mais bonita, parecia a comemoração pela conquista da copa do mundo. Nunca tinha visto tamanha mobilização popular.

Me senti usado pelos homens da CBF e FIFA, ou melhor, todos os campograndense, pois naquela epoca eles já haviam escolhido e se comprometido com os governantes de Mato Grosso, e que Cuiabá era a cidade escolhida. Como pode, todo mundo falava em grau de parentesco que existia entre o presidente da Federação de Futebol de MT com o povo da CBF e FIFA, jornais, revistas, sites ja anunciavam que Cuiaba seria a escolhida, e o comitê afirmava que eram boatos. Nos fizeram de tolos! De fato Campo Grande não perdeu, porque nem concorreu.

Falaram que a FIFA que faria a escolha, tamanha mentira! Quem escolheu de fato foi Ricardo Teixeira, que também faz parte do comitê da FIFA. Me convença do contrário!?

Mas não me sinto derrotado, muito pelo contrário, me sinto mais forte e confiante que podemos fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver. Campo Grande não errou, quem errou foi Ricardo Teixeira.

Parabéns ao povo de Cuiabá, que merece sim ser sede, pois tem um povo rico em hospitalidade. O povo de Cuiabá tem o meu respeito e minha admiração.

Só fico chateado com as mentiras de Ricardo Teixeira.

"O tempo nos leva muitas coisas, mas tem coisas que só o tempo nos trás!"