quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como motivar a liderança em crianças e jovens


DICA DE LEITURA:

Está na mão dos pais incentivar e formar filhos líderes. Essa é a opinião do americano Pat Williams, que acaba de lançar o livro “Filhos Talentosos, Líderes Grandiosos”, Editora Landscape. A obra é voltada aos adultos e traz, de forma bastante esclarecedora, as regras para motivar e inspirar os jovens a se tornarem líderes em todas as áreas da vida.

Diante de um mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificações, sugerimos a pauta: você já parou para pensar se o seu filho tem as características de um líder? Como identifícá-las e estimulá-las? Como treinar o jovem ou criança a ser um líder e construir uma carreira de sucesso? Não é cedo para pensar isso. O livro de Pat Willians pode ser usado como base de sua matéria, adaptando o assunto à realidade brasileira. Havendo interesse na pauta, entre em contato com a assessoria de imprensa.

O primeiro capítulo do livro “Filhos Talentosos, Líderes Grandiosos”, Editora Landscape, já é um aviso: A formação de líderes começa cedo, ou seja, o treinamento de liderança começa em casa e cabe aos pais motivarem esse espírito e atitudes em seus filhos.

O escritor americano Pat Willians, executivo da NBA de longa data e guru de liderança, reuniu no livro as formas para identificar a habilidade de liderança em jovens e crianças. Dividido em três partes: A formação de líderes começa cedo; As sete chaves para a liderança eficaz; Como ser mentor e motivador; o livro foi baseado em mais de 800 pesquisas realizadas com profissionais da área. O objetivo é dar aos pais as ferramentas necessárias para estimular a juventude, instigando a paixão, o compromisso e a determinação.

Para o autor, o líder eficaz possui sete características básicas, que devem ser liberadas e estimuladas pelos pais e professores. “Cabe a eles edificar tais qualidades”, diz. São elas os fundamentos do livro.

1) Visão: todo líder, jovem ou idoso, tem de ter uma visão. É preciso aprender a desafiar e a inspirar os jovens a se tornarem visionários.

2) Comunicação: todo líder deve ser capaz de comunicar a visão para a equipe. É preciso dar oportunidade aos jovens para que fortaleçam suas habilidades de comunicação.

3) Habilidades no trato com pessoas: os líderes, quer jovens ou maduros, devem saber motivar as pessoas, resolver conflitos, ouvir, elogiar, enfim, fortalecer uma comunidade.

4) Caráter: as pessoas admiram e seguem líderes que exibem caráter genuíno. Assim, jovens líderes precisam edificar bons traços de caráter em sua vida, tais como ética de trabalho firme, humildade, honestidade, integridade, responsabilidade pessoal e social, coragem, gentileza, tolerância e respeito pelos outros.

5) Competência: a competência vem com a experiência, com o aprendizado de delegar tarefas e com a estratégia de enfrenta-las visando alcançar a excelência.

6) Ousadia: para se tornar líder, o jovem tem de aprender a superar a timidez, a introversão e a tendência de não arriscar. Sem risco, não há aventura. Não se pode ser líder sem ousadia.

7) Serviço: os jovens precisam ser instruídos, inspirados e desafiados a ver seu papel de liderança não como uma oportunidade de expandir o ego, mas como a oportunidade de servir aos semelhantes.

E é embasado nestas sete chaves que Pat Willians desenvolve o livro. No final, ele ainda explica como se tornar um bom mentor e quais devem ser suas atividades. Explica como motivar os jovens a liderar, elencando alguns princípios básicos, como por exemplo: desafiar os jovens líderes, mas sem os sobrecarregar; inspira-los a buscar satisfação, não riqueza material; mostrar que liderar é divertido, etc. Para todas as explicações, o autor se utiliza de exemplos e histórias reais que facilitam a compreensão da leitura.

Nenhum comentário: