quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Valorização e Reconhecimento


Guerreiros,
Hoje acordei pensando em motivação e valorização profissional. Quem me conhece sabe que busco colocar motivação e entusiasmo naquilo que faço, tento em todos os momentos aplicar aquilo que falo nos meus treinamentos, ou seja, ser um profissional diferente.
Sou guerreiro e não desisto dos meus sonhos! Procuro ser reconhecido profissionalmente e isso eu sou, mas para toda e qualquer profissional devemos ser valorizado profissionalmente. Mas qual a diferença entre ser reconhecido e valorizado!?

Reconhecimento vem de satisfação dos clientes, seja interno ou externo, a alegria de terminar um treinamento e receber um feedback positivo, promover o crescimento das pessoas e tenha certeza que crescemos juntos. Olha o que afirma um aluno meu do curso administrativo que me deixou uma mensagem no Orkut:

"Ai guerreiro tudo bem?trabalhando muito?as suas palestras e dinamicas foram muito importantes para mim, porque antes eu estava me sentindo pra baixo, achava que ninquem me respeitava ou gostava de mim, você me mostrou que todos temos problemas na vida mas se levantarmos a cabeça, dar um sorriso e dizer sim eu posso, tudo pode melhorar um pouco, eu estou triste porque não vou conviver toda semana com o pessoal que eram do curso de adm. mas tudo de bom que teve nesse curso as pessoas, os instrutores, os dias agradaveis e os novos amigos sempre vão estar nas minhas lembranças.como você disse um dia ou mais de um vez"esse não é o fim é apenas o começo"quando eu estiver triste sem animo, vou sempre pensar e lembrar o que vc nosensinou, levantar a cabeça e sequir em frente sem medo de viver, porque se nãoarriscar e criar coragem nunca vou saber se vai dar certoti adimiro pelo seu trabalho e pela pessoa que você é, porque você é um excelenteprofissional e uma ótima pessoafalooo valeu! (SIC Márcio)" (http://www.orkut.com.br/Main#Scrapbook.aspx?rl=ms).


"...passei aqui só para falar que eu te admiro e vc é o meu motivo para viver cada minuto da vida seu trabalho é maravilhoso e depois de ter assistido uma palestra sua eu entendi que tudo é maravilhoso que ó céus ó vida já ñão faz parte da minha vida sabe porque eu acho tudo maravilhosamente lindo e bom ...............bjs julyanna. (SIC)" (http://www.orkut.com.br/Main#Scrapbook.aspx?rl=ms).


"Encontrei teu site por acaso...amei!!! Conheci seu trabalho na EE Waldemir Barros da Silva, na Moreninha, C.G...Chutei o balde, mudei de vida! Que bom ter encontrado vc em meu caminho. Deus abençoe vc (SIC Janete dos Santos)



Não tenho o que reclamar do reconhecimento das pessoas pelo meu trabalho. Agradeço a todos!!!

Mas valorização vem de recompensa, estimulos e questões financeiras mesmo. Mas isso não depende so de nós... e muitas vezes quem nos reconhece não pode nos valorizar como merecemos. Pense nisso!

Encontrei um texto que fala sobre isso.
Sucesso!

SUCESSO E VALORIZAÇÃO ESTÃO ATRELADOS


Por Rosa de Catia Souza Silva


Nós precisamos ser notados pelos outros seja em casa ou no trabalho, para isso devemos estar sempre atentos as nossas atitudes, principalmente no ambiente profissional.
Atualmente os profissionais devem atender as necessidades de seus clientes internos e/ou externos.
Geralmente os clientes internos são colegas de trabalho e superiores hierarquicos, enquanto os externos são as pessoas que compram os produtos e os serviços das empresas que representamos.
A valorização profissional é algo que acontece de dentro para fora, ou seja, deve partir da própria pessoa que deseja ser reconhecida. Entenda que você deve ser o melhor naquilo que você faz, seja qual for a sua profissão, e de preferência que você goste daquilo o que você estiver fazendo.
Geralmente as pessoas esperam ser reconhecidas, mas não fazem as coisas de maneira eficaz, detendo-se apenas no que é eficiente.
Embora as palavras mencionadas pareçam ter sentido idêntico elas diferem e muito. Quando você faz algo de maneira eficiente, você faz a coisa certa, do mesmo modo quando você faz algo eficazmente, você o estará fazendo de forma certa com menor tempo e custo.
A valorização ocorre naturalmente quando as pessoas trabalham com amor e da melhor forma possível. Não contente-se com o bom. Faça-o, mas aos poucos o melhore. Em tudo o que fizer aplique o princípio da melhoria contínua.
Seja você mesmo. Valorize o seu potencial e lembre-se de valorizar-se cuidando do seu visual. Pois não basta apenas bom conteúdo, a embalagem deve ser cuidada. Seu marketing deve ser trabalhado se quiser desenvolver-se e promover sua valorização profissional.
Esteja atento às mudanças que ocorrem ao seu ambiente e no mundo, pois elas não acontecem da noite para o dia, faça isto lendo revistas, jornais, livros e observe também as pessoas.
Algumas dicas que penso serem pertinentes:
1. Verifique sua motivação para o trabalho diariamente, só você pode saber o que precisa ser melhorado.
2. Não se detenha no lugar comum, numa situação confortável. Tenha sempre um desafio novo em sua vida e você terá uma grande ajuda do universo para conseguir o que deseja.
3.Seja um profissional exemplar trabalhando com amor e dedicação sem esquecer de procurar o crescimento pessoal através de cursos, livros, revistas, jornais etc.
4.Busque desenvolver seu marketing pessoal dando maior atenção ao seu modo de vestir, de falar e ouvir as pessoas, sua higiene pessoal e lembre-se sempre de ter um cartão de visitas à mão.
5.Seja “Você S.A.” - desenvolva seu potencial, trabalhe de forma que você seja indispensável a sua função.
6.Tenha bom humor, lembre-se de agradecer por ter acordado neste dia.
7.Seja feliz no que faz, não importa em que profissão, se não está feliz mude ou cairá no espaço comum.
Como disse Lair Ribeiro no título de um de seus livros “O sucesso não ocorre por acaso” e realmente é verdade, pois temos que suar muito para conseguir ser respeitado e conhecido. Dizem que precisamos de 90% de transpiração e 10% de inspiração.
Alguns dizem que não, mas a verdade é que nós queremos ser notados como pessoas especiais, únicas como de fato somos, embora não demonstremos.
Isto acontece porque nos ensinaram quando crianças a termos comportamentos iguais para sermos aceitos, então esquecemos como ser nós mesmos, e temos que reaprender a sermos nós quando chegamos à idade adulta.

Théophile Gautier (escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês) certa vez escreveu:
.
"O reconhecimento é um caminho que em pouco tempo conduz ao amor."
.
E é a mais pura verdade!
Quantas vezes fazemos algo com tanta dedicação e buscamos o reconhecimento por isso???
No trabalho...
Na escola...
Na família...
Nas amizades...
No amor...
.
E quando o temos, junto dele surgem outros sentimentos como a admiração, o respeito e o amor!

Este reconhecimento muitas vezes, mesmo que inconscientemente, é buscado! E por quê não admitir isso?
Sim! Afinal, quem não gosta de ter o "feedback" e receber um elogio?
Assim é na amizade:como afirma
o pensamento de Garth Henrichs...
"A gente não faz amigos, reconhece-os."
Eu reconheço meus amigos especias! Teus "espaços" e suas essências neles deixados, só enchem mais ainda essa minha fonte que necessita de água para que nunca seque... Água essa que vou buscar na fonte de cada um!
O meu "muito obrigado", sempre!!!

Um comentário:

Viviane disse...

Oie..nossa esse artigo me lembrou um pouco das aulas...mta saudade...e foi bom tbm pq já tinha esquecido d algumas coisas, as vezes, nos deizamos levar pela rotina e não sabemos pq as coisas não estão como imaginamos.Motivação, é a palavra certa...motivação sim e rotina não !! kkkk valew grande guerreiro ! bjos.